CAMPANHA ELEITORAL
Deputado alagoano doou para si mesmo quantia maior que o próprio patrimônio
Parlamentar gastou o equivalente a 20 vezes o valor do patrimônio declarado à Justiça Eleitoral
Uma deputada federal e quatro estaduais eleitos em outubro, entre eles um alagoano, declararam que retiraram do próprio bolso para financiar suas campanhas valores superiores ao patrimônio informado à Justiça Eleitoral. A informação foi revelada nesta segunda-feira, 14, pelo jornal Folha de São Paulo.
Vale ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impõe limites ao autofinanciamento, a fim de reduzir o impacto da candidatura de milionários no pleito. O uso de recursos próprios ficou restrito a 10% do limite previsto para gastos de campanha.
relacionadas_esquerda
Entre os parlamentares eleitos, o caso que chama mais atenção é o de Dudu Ronalsa (MDB-AL). De acordo com o portal DivulgaCand, ele afirmou à Justiça Eleitoral ter gasto R$ 120 mil em recursos próprios na campanha. Fato curioso é que o parlamentar utilizou o equivalente a 20 vezes o patrimônio que declarou ao registrar a candidatura.
No registro do parlamentar, Ronalsa declarou ao TSE que inclui três investimentos bancários que somavam apenas R$ 5.979,21. A área técnica do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas já questionou o deputado sobre a origem dos recursos. Procurado pela Folha, ele não retornou ao contato da reportagem.
Completam a lista dos que declararam autofinanciamento acima do patrimônio declarado o deputado Antonio Vaz (Republicanos-MS), Professor Cleiton (PV-MG), a deputada federal eleita Meire Serafim (União-AC) e o deputado estadual eleito Leandro de Jesus (PL-BA).
Publicidade