DINHEIRO

INSS explica situação de aposentadoria de Hermeto Pascoal

Artista alagoano é considerado uma lenda da música brasileira
Por Agência Brasil 28/03/2025 - 15:28
A- A+
Reprodução/Instagram/@hermetopascoal
O músico alagoano Hermeto Pascoal, de 88 anos
O músico alagoano Hermeto Pascoal, de 88 anos

O INSS rebateu, nesta sexta-feira, 28, a denúncia do músico alagoano Hermeto Pascoal, de 88 anos, sobre o bloqueio do pagamento de aposentadoria. O artista é considerado uma lenda da música brasileira.

Segundo o INSS, o músico não recebe aposentadoria por idade, mas, sim o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é destinado a pessoas de baixa renda com mais de 65 anos ou com deficiência de qualquer idade. O BPC do artista foi suspenso em janeiro deste ano.

De acordo com o INSS, ele não sacava os valores desde 2021 e, por isso, o acesso foi suspenso. Isso acontece quando o segurado não retira o dinheiro em até 60 dias após a data do depósito. Assim, os créditos são devolvidos pelo banco ao INSS e o pagamento fica suspenso até que a situação seja regularizada com a atualização cadastral, inclusive no banco.

Nas redes sociais, Hermeto Pascoal divulgou nota de repúdio contra o bloqueio da aposentadoria por idade. O músico alegou que o benefício foi suspenso porque ele não compareceu para fazer a prova de vida presencial, na cidade de Curitiba, no Paraná, onde não mora há mais de 10 anos. Mas, mesmo após resolver essa pendência, segundo o artista, o acesso continuou suspenso, porque ele não fez o saque dentro do prazo.

Hermeto fez um pedido para reativação do benefício, mas nada foi resolvido. Ele reclamou que todas as etapas dependem de aplicativo ou telefone - canais difíceis de acessar para pessoas nessa faixa etária. Hermeto alertou ainda sobre como o sistema trata os idosos, inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira.

O INSS esclareceu que a atualização do cadastro é feita no banco ou no INSS e é fundamental para contato com o beneficiário.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato