apuração

PF conclui investigações sobre atentado na praça dos Três Poderes

"Tio Chico" teria agido sozinho em novembro de 2024 por "extremismo político"
Por Agência Brasil 29/04/2025 - 18:45
A- A+
Bruno Peres/Agência Brasil
Prédio do STF chegou a ser evacuado
Prédio do STF chegou a ser evacuado

A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (29), que concluiu as investigações sobre o atentado na praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorrido nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de novembro de 2024.

A apuração mostra que Francisco Wanderley Luiz agiu sozinho, sem participação ou financiamento de terceiros, motivado por "extremismo político". O autor do ataque morreu ao detonar explosivos perto do STF.

A PF informa que utilizou diversos meios de prova, como análise das comunicações e dados bancários e fiscais; exames periciais em todos os locais vinculados aos fatos; reconstituição cronológica das ações e oitivas de mais de uma dezena de testemunhas.

As conclusões foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal.

No comunicado, a Polícia Federal reiterou seu compromisso com a defesa da sociedade e da preservação da democracia. Além disso, diz que segue atenta para responder quaisquer ameaças à ordem constitucional do país.

Geral Apuração mostra que Francisco Wanderley Luiz agiu sozinho Brasília 29/04/2025 - 17:34 Roberta Lopes / Radioagência Daniella Longuinho, da Rádio Nacional stf atentado terça-feira, 29 Abril, 2025 - 17:34 1:14

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato