saúde

Alergias: 70% das reações graves ocorrem quando as pessoas comem fora

Cerca de 8% da população tem alguma alergia alimentar, aponta levantamento
Por Agência Brasil 15/05/2025 - 21:30
A- A+
Tony Winston/Agência Brasília
Quem tem alergia alimentar passa por uma série de transtornos quando se alimenta fora de casa
Quem tem alergia alimentar passa por uma série de transtornos quando se alimenta fora de casa

Baixar

Estudos apontam que 7 em cada 10 reações alérgicas graves ocorrem quando pessoas se alimentam fora de casa. Cerca de 8% da população tem alguma alergia alimentar. Segundo especialistas, os maiores causadores dessas alergias são: leite de vaca, ovo, amendoim, castanhas, peixes, crustáceos, soja, trigo e gergelim. 

Quem tem alergia alimentar passa por uma série de transtornos quando se alimenta fora de casa. A falta de equipes treinadas e de estrutura em bares e restaurantes para evitar a contaminação cruzada de alimentos estão os principais problemas. 

Na Semana Nacional de Conscientização sobre Alergia Alimentar, que vai até o próximo domingo (18), a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) traz informações para ajudar restaurantes a oferecer um atendimento mais seguro e acolhedor. Entre as dicas, estão usar utensílios exclusivos para preparar o prato do cliente alérgico, verificar rótulos para garantir que não contenham traços do alérgeno informado, montar o prato em uma área separada da cozinha para evitar contato com outros alimentos e revisar o prato para garantir que está livre de alérgenos.

A coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da ASBAI, Jackeline Motta Franco, enumera algumas das causas para o surgimento da alergia, mas alerta que elas são multifatoriais e sempre ancoradas na genética:

"O parto cesárea, morar na zona urbana, não ter uma diversidade alimentar, não fazer aleitamento materno e retardar a introdução de alimentação complementar podem ser fatores que predispõem ao aparecimento. Mas uma única justificativa, nós não temos para que um tenha alergia alimentar e outro não. São fatores que, junto com uma genética propícia, podem favorecer o aparecimento da alergia alimentar", explica.

Alguns dos sintomas de alergia alimentar são placas vermelhas que coçam, inchaços de boca, olhos ou outras partes do corpo, náuseas, vômitos, diarreia e sangramentos nas fezes. O tratamento é baseado na retirada do alimento causador e, no caso de alimentos essenciais, como o leite e o ovo, é importante a sua substituição por outro que preencha as necessidades nutricionais do paciente.

Saúde Cerca de 8% da população tem alguma alergia alimentar Rio de Janeiro 15/05/2025 - 20:57 Fábio Cardoso / Paulliny Fernandes Tatiana Alves, da Rádio Nacional alergia alimentar Alergias quinta-feira, 15 Maio, 2025 - 20:57 2:48

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato