POLÍTICA

Lira diz que discussão sobre desindexação orçamentária é obrigatória

Deputado garantiu que nenhum candidato à sucessão vai descontinuar a agenda da Câmara
Por Agência Estado 31/08/2024 - 14:54

ACESSIBILIDADE

Lula Marques/ Agência Brasil
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu neste sábado, 31, que a solução para garantir a sustentação do arcabouço fiscal no longo prazo é a desindexação orçamentária. Ele reforçou que o Congresso Nacional deve avançar com mais força nessa discussão, já ventilada pela equipe econômica do governo.

"O início de uma discussão forte do Congresso de desvinculação e desindexação orçamentária é quase obrigatória. Porque o arcabouço fiscal não será ultrapassado em hipótese nenhuma", disse Lira, em painel da Expert, evento da XP Investimentos em São Paulo.

A discussão sobre reduzir despesas obrigatórias indexadas passa pelos pisos constitucionais da Saúde e Educação, bem como pela desvinculação entres os benefícios do INSS e o reajuste do salário mínimo.

Agenda

Lira disse que haverá continuidade na agenda defendida no novo comando da Casa. Ele avalia que nenhum dos candidatos postos dará “um cavalo de pau”, após ser questionado sobre a agenda de controle fiscal. Atualmente, os três nomes mais cotados são Antonio Brito (PSD-BA), vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

“Lógico, ninguém vai dar um cavalo de pau, qualquer nome dentre os três. A escolha não é fácil, o momento não é simples, porque você tem que fazer a condução da sucessão entre amigos, sabendo que só temos uma presidência”, declarou.

Lira reconhece que todos os candidatos fazem parte do mesmo grupo político que o elegeu. “Nenhum vai se desvirtuar dos compromissos com esse Brasil que espera muito do Congresso”, declarou, ao pedir harmonia na troca de controle da Casa, para que a Câmara “não sofra nenhuma descontinuidade” na sua agenda.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato