Banco do Nordeste

Produtores rurais aderem ao Desenrola Rural para regularizar dívidas

Iniciativa pode beneficiar mais de 18 mil famílias de trabalhadores rurais alagoanos
Por Assessoria 28/04/2025 - 10:29
A- A+
Divulgação
Banco do Nordeste
Banco do Nordeste

Lançado no final de fevereiro deste ano, o programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, Desenrola Rural, começou a atrair agricultores alagoanos que possuem pendências com o Banco do Nordeste (BNB). A medida do Governo Federal, para o caso de dívidas com o BNB, abrange financiamentos contratados durante o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2022, que estejam em situação de inadimplência, podendo a liquidação ocorrer com até 80% de desconto, ou a renegociação com até 65%.

Em Alagoas, mais de 18 mil famílias de trabalhadores rurais se enquadram nessa situação. Uma das beneficiadas, que já aderiu ao programa, foi Adelly Souza, que atua na pecuária, no município de Anadia, agreste alagoano. A produtora relata que, por meio do Desenrola Rural, conseguiu liquidar a sua dívida com desconto de 80%.

Em 2019, Adelly entrou em situação de inadimplência em consequência de problemas de saúde e outros fatores imprevisíveis. A produtora conta que, com a dificuldade de lidar com os problemas pessoais que enfrentava na época, suas pendências financeiras foram acumuladas até o surgimento de dívidas.

Adelly descobriu o programa após seu irmão, Albert Souza, que também possuía dívida com o banco, verificar sua situação na agência de São Miguel dos Campos, onde são clientes, em busca de regularização. Na ocasião, informado sobre o programa, foi possível simular o desconto que poderia ser obtido. Com os benefícios ofertados, ambos aderiram ao Desenrola Rural de imediato. “Com isso, tivemos a oportunidade de liquidar todas as nossas pendências. Valeu muito a pena aderir ao programa”, afirma a produtora rural.

A pecuarista ainda conta que se não fosse o Desenrola Rural, sua situação somente poderia ser regularizada no próximo ano. Após liquidar o valor da dívida, a contratação de novos créditos do Banco do Nordeste fica disponível em até cinco dias úteis.

Conheça o programa

O Desenrola Rural é uma medida que integra o programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar do Governo Federal com coordenação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo é ajudar famílias de agricultores familiares a renegociarem dívidas e a ter acesso a crédito rural.

Para enquadramento, as operações de crédito em endividamento devem ter sido realizadas por meio do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O programa é válido até o dia 31 de dezembro de 2025 e, para adesão, é necessário procurar umas das agências do Banco do Nordeste ou unidades do Agroamigo, o programa de microcrédito rural da instituição. No estado de Alagoas, são 17 agências do BNB, das quais três são na capital (bairros do Centro, Farol e Antares), e 12 unidades do Agroamigo.

O agricultor familiar pode ainda fazer uma consulta pela internet para saber se possui contrato enquadrado no programa. Basta acessar a página do Desenrola Rural no portal do Banco do Nordeste e informar o CPF e a data de nascimento.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato