tempo

Chuvas diminuem, mas ainda podem causar transtornos

Por Redação 29/05/2017 - 21:22

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Secom Maceió

Após as intensas chuvas que caíram em Alagoas na última semana, as previsões de precipitação até quarta-feira, 31, estão estáveis. A informação é do meteorologista Vinicius Nunes.

"A previsão de chuva entre hoje e amanhã é mínima. Na quarta-feira, a chuva pode voltar, mas nada comparado à intensidade dos últimos dias".

Quanto às cheias dos rios, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Hídricos de Alagoas (Semarh) informa que o nível d'água começou a minguar. 

O nível do rio Jacuípe, que no norte do Estado está elevado, já está diminuindo. Isso também acontece com os rios Mundaú e Paraíba, pois as chuvas estão menos constantes nas nascentes.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil informou à reportagem do Extra Alagoas que Prefeitura de Maceió fez diversos trabalhos de prevenção nos meses de janeiro e fevereiro para enfrentar a quadra chuvosa que se estende até junho.  

Porém, o volume de água atingiu o dobro do esperado fazendo com que o mês de maio de 2017 seja considerado o mais chuvoso dos últimos oito anos.

Já a assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) informou que diversas secretarias estão trabalhando de forma integrada para prestar assistência à população. 

Cerca de 76 pontos de risco estão sendo monitorados a fim de evitar novos desastres.

Com a vinda do Presidente da República para Alagoas, o prefeito Rui Palmeira reforçou as solicitações feitas ao Governo Federal, em, 2013, como a solicitação de geomantas, tecnologia que impermeabiliza as barreiras impedindo o deslizamento e quedas de encostas.

Além do reforço das solicitações, laudos técnicos serão apresentados ao Governo Federal para se dar início aos processos de reconstrução do que foi devastado pelas chuvas.


Encontrou algum erro? Entre em contato