ORLA

Pinto da Madrugada desfilará em fevereiro em seus 18 anos

Por Valdete Calheiros - Repórter 01/12/2017 - 10:22

ACESSIBILIDADE

Pinto da Madrugada retorna ao Carnaval de Maceió
Pinto da Madrugada retorna ao Carnaval de Maceió

O Pinto da Madrugada vai voltar às ruas e puxar os foliões no Carnaval 2018. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, em um café da manhã ofertado à imprensa e colaboradores do bloco que completa 18 anos. O desfile do Pinto, que costuma levar mais de 200 mil foliões à avenida será dia 03 de fevereiro do ano que vem.  

A programação pré-carnavalesca já tem data marcada. Segundo um dos diretores do Bloco, Hermann Braga, no dia 20 de janeiro acontecerá o tradicional Munguzá do Pinto, na orla de Ponta Verde. 

Sob nova direção, composta pelos filhos dos fundadores do bloco, o slogan é "O mesmo sentimento, uma nova geração". 

Com tanta tradição e alegria, o Bloco Pinto da Madrugada é considerado Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

Programação 

Na sequência, no dia 27 de janeiro, em Penedo, acontece o desfile do “Ovo da Madrugada”, tido como um filho do Pinto. No dia seguinte, é a vez da criançada entrar na folia com o Bailinho Pintinho Pula que Pula. 

De acordo com Hermann Braga, o Pinto da Madrugada é mais do que um bloco carnavalesco, é uma plataforma cultural de resgate das tradições e promoção da arte, entretenimento e conexão entre as pessoas. "No próximo Carnaval, vamos resgatar o frevo como manifestação cultural alagoana", disse emocionado ao relembrar a trajetória do bloco.   

Novidades

Os novos diretores também adiantaram que o próximo ano trará ainda mais novidades para o Pinto, como uma loja onde serão vendidos produtos exclusivos do bloco. Também foi apresentada a nova marca do bloco. O Pinto vem adornado com um chapéu de guerreiro para enaltecer a cultura alagoana.  

Criado há 18 anos, o Pinto da Madrugada tem o propósito de resgatar a cultura alagoana através do frevo, das marchinhas e dos tradicionais carnavais de rua. No primeiro ano, com apenas uma orquestra, o bloco saiu com cinco mil foliões. Nas últimas edições, já fazia parte dos eventos mais esperados de Maceió e reunia mais de 200 mil pessoas entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde. Em 2011, o bloco recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Cultura Alagoana.

Eduardo Lyra, Marcos Davi, Marcial Lima e Braga Lyra fundaram o Pinto da Madrugada. 

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato