eleições de 2022
TRE de Alagoas julga ação que pode alterar mandato de Paulão na Câmara
Decisão sobre validade de votos de João Catunda pode alterar quociente eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inicia às 15h desta segunda-feira, 22, sessão para analisar ação coletiva movida pelo Partido Republicanos, que busca a anulação dos votos obtidos nas eleições de 2022 pelo deputado federal João Catunda (PP).
Caso a ação seja julgada procedente e os votos de Catunda anulados, o mandato do deputado Paulão (PT-AL), sexto mais votado na eleição para a Câmara dos Deputados, poderia ser afetado.
A anulação levaria à recontagem dos votos por coligação, beneficiando Nivaldo Albuquerque, filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que não conseguiu se reeleger em 2022.
Se confirmada, a decisão representaria o terceiro revés recente para Paulão. Nas últimas semanas, o parlamentar perdeu a eleição para o diretório estadual do PT no Estado — vencida pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, que derrotou Dafne Orion, apoiada por Paulão — e ainda teve dois secretários de Estado exonerados pelo governador Paulo Dantas (MDB), substituídos por indicados de Medeiros.
O julgamento desta segunda-feira pode, portanto, impactar diretamente a representação política de Alagoas na Câmara dos Deputados.