Registro Civil
Cidadão pode solicitar certidões de qualquer município
Desde o ano passado, os alagoanos podem contar com um novo serviço nos cartórios de Pessoas Naturais: a Central de Informações do Registro Civil (CRC). Agora, o cidadão pode solicitar qualquer certidão de outro estado ou município, sem precisar sair da sua cidade, tudo de forma eletrônica.
Antes da CRC, era necessária a presença física do solicitante na serventia onde foi feito o registro, ou a solicitação de remessa pelos Correios se o oficial concordar. Em Alagoas, mais de 110 cartórios de Registro Civil já disponibilizam o serviço.
O presidente da Associação dos Registradores de Pessoais Naturais do Estado de Alagoas (Arpen-AL), Cleomadson Abreu, informou que até o primeiro semestre deste ano, todos os cartórios de Registro Civil estarão no sistema.
“A tecnologia trouxe mais qualidade e celeridade ao serviço. O cidadão procura a serventia mais próxima a sua casa, e de lá solicita de qualquer outra cidade de Alagoas ou de outro estado a certidão que precisa. As informações são colhidas no sistema, e imprensas no próprio local”, explicou.
O sistema foi criado após norma da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) que teve como objetivo interligar os cartórios de registro civil de todo o País para a troca de informações e documentos, localização de registros e solicitação de certidões, buscando desburocratizar e tornar mais econômica a prestação do serviço público.