PARA O ENEM

Jovens da Favela Sururu de Capote participam de aulão gratuito

Por Assessoria 07/04/2019 - 11:38
Atualização: 07/04/2019 - 11:57
A- A+
Divulgação
Os jovens estão na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e na unidade de ensino superior privado FAA, com bolsa integral
Os jovens estão na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e na unidade de ensino superior privado FAA, com bolsa integral

Sete jovens carentes da favela Sururu de Capote estão na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e na unidade de ensino superior privado FAA, com bolsa integral. No ano passado, dez alunos fizeram o vestibular do Cesmac, para adquirir experiência, e todos passaram nas primeiras colocações do certame.

O número de universitários da favela pode até parecer pouco, mas o projeto Enem Nosso Lar vem ajudando jovens e adultos oriundos de um local onde até sonhar tem um custo bastante alto. Em 2019, a turma do Enem já chega a 40 jovens e adultos que estão em busca do mesmo sonho.


"O projeto teve início em 2017 apenas com três alunos, ajudando-os no caminho para o acesso à universidade pública por meio de aulas gratuitas, pois a falta de condições financeiras e materiais deles, somada a desestruturação das escolas públicas, atrapalha a vida dos estudantes que presta o ENEM em meio a uma concorrência desigual com candidatos preparados em cursos particulares e com realidade de vida e familiar totalmente adversa desses alunos carentes", destacou a coordenadora do projeto, Ariane Albuquerque.

Desde quando foi criado, voluntários dedicam parte do seu tempo para ajudar os jovens e adultos que querem fazer universidade. Em março deste ano, o projeto recebeu uma doação de 500 livros e apostilas que servem como auxílio nos estudos. Professores voluntários do Nosso Lar confeccionam, a partir das doações imprescindíveis ao projeto, apostilas utilizadas nas aulas, que acontecem três vezes por semana - terças, quintas e aos sábados.

No último domingo de cada mês, os professores realizam um 'aulão'. Aos sábados, os trabalhos se iniciam às 7h30, até às 15h, com café da manhã, além de almoço, no intuito de aumentar o rendimento do aprendizado durante o dia.

Jovens carentes, moradores de um lugar onde há falta dignidade mínima para um ser humano sobreviver, como saneamento básico, por exemplo, eles continuam com o objetivo de transformar suas vidas por meio da educação.

"E é o único caminho. Se não for pela educação, não vejo como esses jovens vão poder mudar suas realidades e a vida das gerações futuras. O projeto Enem Nosso Lar é uma iniciativa que se faz com que a vida desses jovens seja transformada e não há como mensurar o quanto é gratificante para todos nós poder participar desse processo de mudança. Estamos muito felizes por poder contribuir", finalizou a coordenadora do projeto.

Ao final dos cursos, os universitários saídos das aulas do projeto Enem Nosso Lar serão analistas de sistema, químicos, pedagogos, meteorologistas e administradores, entre outras especialidades.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato