LICITAÇÃO ATRASADA
Atraso na entrega de livros pelos Correios deve prejudicar ano letivo em Alagoas
Anualmente, os livros didáticos do ensino de Alagoas são distribuídos por uma empresa terceirizada contratada pelos Correios. No entanto, neste ano, a desorganização da atual superintendência da estatal pode prejudicar o ano letivo de diversos alunos da rede estadual.
Isto porque a empresa terceirizada para realização da triagem e da distribuição destes livros sequer foi contratada. De acordo com Alysson Guerreiro, presidente do Sindicato dos Correios em Alagoas, essa licitação seguida de contratação deveria ter sido iniciada em agosto, o que não ocorreu.
"Todo ano os Correios fazem a contratação dessa empresa para a triagem dos livros. Licitação requer certo tempo. É necessário fazer com antecedência para que se iniciem os trabalhos. A superintendência estadual demorou para fazer essa licitação e quando foi feita, a empresa vencedora deixou de apresentar alguns documentos, entrou em recurso e hoje a licitação ainda está em fase de recurso", contou o presidente sindical.
Ele relata que com o impasse os Correios estão retirando carteiros dos seus setores para fazer esse serviço de triagem o que acaba impactando ainda a entrega de correspondências em todo estado.
"Temos déficit de funcionários e eles ainda estão sendo realocados para o polo industrial para realização desta triagem", criticou. O prazo para entrega destes livros é dia 10 de fevereiro e até o momento apenas 20% do total foram entregues.
"O ano letivo começa agora e não há previsão para finalizar essas entregas. Quase 80% devem ser entregues até o dia 10, isso é impossível", finalizou o sindicalista.
Caso a situação não seja normalizada a tempo, alunos das redes públicas de ensino começarão o ano letivo sem os novos livros.