mercado de trabalho
Valorização: projeto realiza sonho de cabeleireira transexual

Fortalecer e inserir a população transexual e travesti de Alagoas no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto Trans Equality, que tem oferecido curso de formação profissionalizante e cumprido um papel importante de diálogo com empresas que possam incluir a população trans e travesti em seus postos de trabalho.
Uma dessas empresas é o salão Fast Escova, inaugurado em fevereiro no bairro da Ponta Verde. Após um Termo de Cooperação com o projeto o salão, que é um franquia nacional, contratou a cabeleireira trans Lili.
“A seleção ocorreu após análise de currículo. Depois ela fez um teste inicial e estava muito nervosa, no segundo teste já mostrou que tinha técnica e o terceiro e último teste foi realizado pela treinadora da franquia, de Goiânia, que percebeu que a Lili poderia sim ser escovista porque tinha potencial. Ela está com a gente desde o início e vem mostrando muita evolução. Agora ela se preparara para trabalhar com maquiagens e trança, que são outros serviços oferecidos por nós”, afirmou Lílian Lamenha, franqueada do Fast Escova em Maceió.
Segundo ela, o salão cumpre um papel social importante ao firmar parceria com o Projeto Trans Equality. “Sabemos que muitas vezes a população transexual e de travesti não encontra oportunidade no mercado de trabalho. Nós estamos muito satisfeitas com o desempenho que a Lili tem no nosso salão. Ela foi preparada pelo projeto e hoje é uma grande profissional”, completou Lílian.
O Projeto Trans Equality teve início em novembro de 2019 e a primeira etapa foi finalizada em março de 2020. A segunda etapa será iniciada quando o governo estadual decretar a fase verde. De acordo com o assistente social Jorge Fernando de Souza, idealizador do projeto, o primeiro encontro reuniu cerca de 40 transexuais e travestis alagoanos inscritos. O projeto já está se reunindo com empresas em Alagoas, visando à inclusão da população trans e travesti no mercado de trabalho.
“A gente não promete emprego, mas a gente quer proporcionar a oportunidade da capacitação. No primeiro dia de capacitação nós apresentamos o curso, fizemos o cadastro dos alunos para depois traçar o perfil dessas pessoas, a escolaridade, experiências. Posteriormente, nós ensinaremos a elas como fazer um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego, como se comunicar”, explicou. Para conhecer mais sobre o projeto, basta acessar a página do Trans Equality pelo Instagram (@ttrans_equality).
A Fast Escova Maceió foi uma das primeiras empresas a recebe uma profissional trans enviada pelo projeto Trans Equality no seu quadro. Para a franqueada Lílian Lamenha é importante que as empresas também cumpram este papel social e deem oportunidade a estes profissionais. “São pessoas que têm famílias, sonhos e que buscam apenas uma oportunidade. A Lili trabalhou em outro salão fazendo a limpeza e queria apenas uma oportunidade de mostrar seu trabalho. Estamos muito felizes com a dedicação dela e por poder proporcionar a realização de um sonho de ser escovista”, concluiu.
Quem tiver interesse em conhecer a história da Lili pode entrar em contato com o Salão Fast Escova, na R. Eng. Mario de Gusmão, 988 - Loja 7. Telefone : (82) 3435-2049.
Publicidade