COVID-19
Alagoas está entre os 5 estados com menos doses atrasadas
7.625 pessoas ainda não tomaram a segunda dose
relacionadas_esquerdaO Ministério da Saúde divulgou hoje (13) a lista dos estados que estão em atraso para tomar a segunda dose de vacinas contra a covid-19. Em Alagoas, 462.653 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, mas 7.625 pessoas ainda não tomaram a segunda dose.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde do MS, Alagoas está em 3º lugar na relação entre doses distribuídas e doses aplicadas, com um percentual de 80,60%, ficando à frente de São Paulo (4º), e atrás apenas de Roraima (2º) e do Rio Grande do Norte (1º).
O levantamento do Ministério da Saúde aponta que 1,5 milhão de brasileiros não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no prazo estabelecido pelos laboratórios. O intervalo entre as duas doses da vacina da AstraZeneca é de 84 dias e de 28 para a Coronavac. De acordo com o ministério, as pessoas não compareceram às unidades de saúde dentro do período para garantir a imunização completa, embora houvesse imunizante à disposição.
Em conversa com jornalistas na manhã desta terça-feira (13), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que recebendo mais doses da vacina, será possível aumentar a quantidade de pessoas vacinadas diariamente. "Se tivermos doses disponíveis, que é o esforço que nós estamos fazendo, nós vamos imunizar 2,4 milhões de brasileiros todos os dias", afirmou Queiroga.
Segundo o ministro, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação.
De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde do MS, Alagoas está em 3º lugar na relação entre doses distribuídas e doses aplicadas, com um percentual de 80,60%. Com a 12ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para Alagoas, o Estado já recebeu 659.110 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Do total, já foram distribuídas 513.337 doses do imunizante para os municípios. Até o momento, 413.887 alagoanos foram vacinados contra a Covid-19. 338.588 pessoas receberam a 1ª dose e outras 75.299 receberam a 2ª dose.