APÓS NOVO TREMOR

Braskem paralisa perfuração para preenchimento de minas no Mutange

Atividades para preenchimento das cavidades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos
Por Bruno Fernandes 06/11/2021 - 12:56
A- A+
Afrânio Bastos
Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto são atingidos pelo afundamento
Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto são atingidos pelo afundamento

A Braskem suspendeu neste sábado, 6, as atividades de perfuração para preenchimento de minas, no bairro do Mutange, em Maceió, após pedido formulado pela Coordenadoria Executiva de Defesa Civil de Maceió.

De acordo com os sismógrafos e aparelhos de DGPS, que compõem a rede de monitoramento desses bairros, o evento ocorreu próximo ao prédio do Hospital Psiquiátrico José Lopes, onde a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico do Brasil como causadora do afundamento do solo.

Por meio de nota encaminhada à imprensa, a empresa confirmou que interrompeu de imediato a perfuração e que o evento de baixa intensidade não alterou a rotina da região.

"Preventivamente, a Braskem paralisou as atividades no local e participou de discussões técnicas com a Defesa Civil para análise dos dados. A empresa está verificando o que pode ter causado o evento e continuará prestando os esclarecimentos necessários às autoridades competentes”, diz a nota da empresa.

Durante uma reunião, que ocorreu na tarde de hoje, os técnicos da mineradora afirmaram para a Coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) que duas das atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o abalo.

A primeira possibilidade tem a ver com a perfuração que as equipes estavam fazendo em um dos poços, localizado a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, segundo explicado pelos técnicos da Braskem.

A segunda hipótese é de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.

As atividades para preenchimento das cavidades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento. As equipes de Brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato