EM MACEIÓ
Vigilância apreende mais 1.600 kg de alimentos impróprios para consumo humano
A Vigilância Sanitária apreendeu 1.600 kg de alimentos perecíveis e impróprios para o consumo humano num trabalho de fiscalização realizado neste final de semana em feiras livres, laticínios, supermercados e frigoríficos, localizados nos bairros Jacintinho, Serraria e Benedito Bentes. Os nomes dos estabelecimentos são preservados pelo órgão em obediência à legislação em vigor, apesar do comportamento criminoso dos comerciantes.
O órgão percorreu estabelecimentos para verificar itens como condições de armazenamento, refrigeração, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos. Dentre as apreensões estavam queijos, leite, frango, salsicha, mortadela, carnes e linguiças que apresentaram irregularidades como data de validade vencida ou adulterada e higienização precária. O consumidor, que muitas vezes não tem acesso à etiqueta do produto ou confia naquilo que a etiqueta mostra, é prejudicado num dos itens mais importantes da vida, que é a saúde.
Os estabelecimentos onde foram recolhidos alimentos impróprios para consumo foram notificados e receberam multa de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender da gravidade do caso. Os alimentos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário da cidade, situado no bairro do Benedito Bentes.



