ANTES PARA COVID

Hospital da Mulher retoma serviços de maternidade nesta segunda-feira

Perfil assistencial do HM passou por mudanças devido ao aumento dos casos de Covid-19 no estado
Por Assessoria 20/12/2021 - 12:30
A- A+
Carla Cleto / Agência Alagoas
HM foi inugurado em 29 de setembro de 2019
HM foi inugurado em 29 de setembro de 2019

Os serviços de maternidade do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, voltaram a funcionar na unidade a partir desta segunda-feira, 20. O hospital passou a atender exclusivamente pacientes acometidos pela covid-19, devido ao aumento dos casos da doença no estado. 

Com a mudança de função do local, os trabalhos voltados às gestantes de risco habitual estavam funcionando na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, no Centro.

Inaugurado em 29 de setembro de 2019, o HM mudou seu perfil assistencial e ficou exclusivo para o tratamento do novo coronavírus no estado no dia 30 de março de 2020. A mudança de perfil assistencial do HM fez parte do processo emergencial de remodelagem da rede hospitalar de Alagoas, na capital e interior do Estado, com o objetivo de disponibilizar mais leitos de retaguarda e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos casos da doença.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o HM é considerado um marco para a história de Alagoas, visto que foi o primeiro hospital público inaugurado na capital após quase 40 anos.

“A mudança no hospital foi necessária e ocorreu com muita demonstração de solidariedade, dedicação e humanização dos profissionais. Hoje, graças a Deus, temos uma redução significativa nos números de casos e mortes pela Covid no nosso estado, por isso estamos retomando os serviços para as gestantes no prédio do HM.”, explicou.

Desde a abertura do HM foram realizados 6.971 partos entre normais e cesarianos. Sendo, 1.797 no próprio Hospital da Mulher e 5.174 na maternidade Nossa Senhora de Fátima.

A estrutura materno-infantil do Hospital da Mulher conta com atendimento multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, enfermeiros, obstetras e doulas, que são as acompanhantes de parto e oferecem assistência para a mulher no pré-natal, durante o parto e após o nascimento do bebê. O Hospital da Mulher foi o primeiro no Brasil a oferecer doulas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato