EM ASSEMBLEIA
PM e CBM de AL aprovam demandas que serão apresentadas a Renan Filho

Nesta terça-feira (8), os integrantes do Movimento Unificado dos Militares de Alagoas, formado pelas entidades representativas dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Alagoas, votaram e aprovaram, em assembleia, pautas a serem apresentadas ao governador Renan Filho em reunião prevista para esta quarta-feira (9).
Os assuntos a serem abordados no encontro entre representantes do Movimento Unificado e o chefe do executivo são:
- Sistema de proteção social, que trata da Previdência dos Militares.
- Quadro de Organização dos Militares (Q.O), responsável pelo fluxo das promoções. O movimento defende que este é um pleito que "faz a tropa 'respirar', aumentando um fluxo de promoção, diminuindo a judicialização de ações por preterição e melhorando a autoestima dos militares".
- Escalonamento vertical, tabela de subsídios que pode resgatar até 30% dos vencimentos que foram corroídos nos últimos anos. Segundo o movimento, essa iniciativa visa "corrigir a discrepância salarial existente entre os diferentes postos e graduações", beneficiando mais de 15 mil militares ativos, inativos e pensionistas.
O Movimento Unificado lembra que estes são pleitos já negociados com o governo do estado há mais de um ano e que ainda não foram enviados para a Assembleia Legislativa para a regulamentação.
De acordo com as informações divulgadas pela Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (ACS), as pautas foram aprovadas por unanimidade pelos cerca de 1.000 policiais e bombeiros militares presentes na assembleia.
Os oficiais também votaram pela continuidade de não adesão à Força Tarefa e à Ronda do Bairro. Também ficou definido que os oficiais não vão usar seu celular particular ou seus dados móveis em serviço para suprir a operacionalização do serviço.
O Movimento Unificado também destacou que cobrarão do governo estadual que viabilize as compras de aparelhos celulares e rede de dados.
O Movimento Unificado dos Militares de Alagoas agrega ASSOMAL, ACS/AL, ASSMAL, ASPRA, UPM, Caixa Beneficente, ABMAL, ASCEL, ASSORPOBOM e ARPMAL.