MEIO AMBIENTE
Comissão da OAB-AL vai convocar Vale Verde para esclarecer danos sociais em Craíbas
A mineradora Vale Verde, no Agreste de Alagoas, será convocada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas para prestar esclarecimentos sobre as atividades realizadas na Mina Serrote, em Craíbas, que estariam causando danos aos imóveis da região e problemas de saúde nos moradores.
A Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo da OAB anuncia que vai acionar a mineradora, a Prefeitura de Craíbas e a Defesa Civil após receber e constatar as denúncias dos moradores de que as casas apresentam rachaduras supostamente provocadas pela atividade de mineração.
Integrantes do colegiado estiveram em Craíbas e ouviram relatos de moradores sobre problemas ambientais em áreas próximas à Mina Serrote. O barulho e a poeira das explosões na mina são citados como grande incômodo. As denúncias são de que as explosões ocorrem na madrugada, assustando pessoas e animais nas fazendas e sítios.
Segundo depoimentos à Comissão, antes da instalação da mineradora foi foi dito que haveria um planejamento para desapropriar as casas que ficam próximas à mina, a uma distância de até 600 metros do perímetro do setor,. Porém, a medida não foi colocada em prática.
Estiveram presentes no município o presidente da Comissão Meio Ambiente e Urbanismo, Gilvan Albuquerque, além das advogadas Lorena de Medeiros e Cristina Reis, membros da comissão.
Como denunciaram os moradores, foram identificadas fissuras e rachaduras que ameaçam a estrutura dos imóveis. “A comissão vai continuar fazendo o trabalho de oficiar os órgãos ambientais competentes para saber informações sobre a regularidade da mineradora e o cumprimento das condicionantes ambientais", disse o presidente da Comissão.
Segundo ele, a Prefeitura e a Defesa Civil serão convocadas para explicar quais medidas estão sendo adotadas para proteger a população dos danos com a atividade da mineradora. O EXTRA deixa o espaço aberto para a Mineradora Vale Verde se manifestar sobre o assunto.