PERIGO

Município de Maceió notifica Equatorial por excesso de cabos e fios em postes

Por Secom Maceió 30/03/2022 - 15:26
Atualização: 30/03/2022 - 18:56
A- A+
Secom Maceió
Notificação expõe a situação em postes de vários locais de Maceió
Notificação expõe a situação em postes de vários locais de Maceió

Após receber denúncias sobre os problemas que vem sendo causados pelo excesso de cabos e fios em postes na cidade de Maceió, a Prefeitura de Maceió notificou nesta quarta-feira, 30, a Equatorial Alagoas, empresa responsável pelos postes em áreas públicas da capital alagoana.

A notificação expõe a situação em postes de vários locais de Maceió, colocando em risco a segurança da população como os acidentes que ocorreram na semana passada com a fiação que entrou em curto circuito e incendiou postes no bairro do Jacintinho e no bairro da Gruta de Lourdes.

De acordo com a notificação, a Equatorial Alagoas deve iniciar de imediato o realinhamento das fiações e a remoção de cabos e fios inutilizados ou em desuso dos postes de energia elétrica. Além disso, a concessionaria de energia elétrica precisa elaborar e apresentar um plano de ação de como será feito o reordenamento.

Segundo Thiago Prado, secretário titular da Semscs, também foi pedido que as empresas de telecomunicações sejam acionadas para participarem da elaboração e execução do plano de ação.

“Uma das cidades mais bonitas do Brasil está sendo prejudicada esteticamente, e trazendo verdadeiros riscos a segurança da população por causa do caos instalado nos postes de energia de Maceió”, afirmou o secretário.

O órgão municipal também oficiou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que faz a regulação do setor elétrico brasileiro, sobre os problemas nos postes espalhados em diversos bairros de Maceió. A Equatorial Alagoas pode ser multada administrativamente pela ANEEL em até 2% do faturamento anual da empresa.

Em nota, a Equatorial Alagoas informou que recebeu a notificação da Semscs nesta quarta-feira, 30, e que fará uma avaliação do documento para adotar as medidas que forem da competência da empresa.

A companhia ainda afirmou que tem fiscalizado empresas que se utilizam dos postes da rede de distribuição para prestação de outros serviços à exemplo de telefonia, internet e tv a cabo, e ressaltou que não é responsável por reparos na fiação destes serviços paralelos, "sendo esta a atribuição de exclusiva competência das próprias empresas".

No texto, a Equatorial também informa que divulga às empresas as normas de segurança relacionadas ao compartilhamento de infraestrutura.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato