UPA DO BENEDITO BENTES
Cresce 753% número de atendimentos relacionados à dengue e gripe
Unidade do Trapiche da Barra registrou aumento de 600%
O aumento dos casos de usuários com sintomas gripais e de dengue fizeram as UPAs - Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, passar a atuar com alta demanda, informou nesta sexta-feira, 6, a Secretaria de Saúde de Alagoas.
De acordo com os dados divulgados, em abril, a UPA Benedito Bentes registrou 367 atendimentos relacionados à dengue, representando um aumento de 753% em relação ao mês anterior, quando a unidade atendeu 43 pacientes com sintomas da doença.
Na UPA Trapiche da Barra, localizada no outro extremo da cidade o ritmo segue o mesmo e o aumento foi de 600%, passando de nove atendimentos em março para 63 em abril.
Em relação às síndromes gripais, nesse período, o aumento dos atendimentos foi de 49% na UPA Trapiche da Barra e de 23% na Benedito Bentes.
A crescente procura por atendimento nos serviços impacta diretamente no tempo de espera por acolhimento nas unidades.
“Estamos operando acima da capacidade instalada nas duas unidades. Por isso, mesmo com equipes completas, em alguns momentos, registramos um tempo de espera por atendimento superior ao que é observado em dias normais”, explica José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, organização social que gerencia as duas UPAs.
Vale ressaltar que a dengue e as síndromes gripais são problemas de saúde diferentes, mas podem apresentar sintomas parecidos, como febre, cansaço e dores nos músculos e na cabeça. Por causa disso é importante a avaliação médica.
Publicidade