ECONOMIA

Setor de Serviços em Alagoas volta a crescer após dois meses de queda

Estado segue tendência nacional ao interromper quedas observadas em junho e maio
Por Redação com assessoria 13/09/2022 - 15:32
A- A+
Tânia Rego
Setor de serviços foi o que teve maior expansão entre micro e pequenas
Setor de serviços foi o que teve maior expansão entre micro e pequenas

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em Alagoas, o setor de serviços avançou 3,1% no mês de julho, interrompendo as quedas observadas em junho (5,7%) e maio (2,5%). 

Antes, abril (0,8%), março (6,2%) e fevereiro (0.4%) apresentaram variação positiva em sequência, em oposição à queda sofrida em janeiro (0,4%). Na comparação entre julho de 2022 e o mesmo mês do ano anterior, houve avanço de 7,1%.

A assessoria de Comunicação do Instituto destacou que nos últimos 12 meses, o volume de serviços no estado alagoano cresceu 22,4%. Já no acumulado do ano (janeiro a julho de 2022), a alta é de 20,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No Brasil, serviços avançam

O setor de serviços cresceu 1,1% no Brasil na passagem de junho para julho, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumula ganho de 2,4%. Com esse resultado, o setor se encontra 8,9% acima do patamar pré-pandemia e 1,8% abaixo do seu nível mais alto, atingido em novembro de 2014.

“Com esse crescimento de julho, o setor de serviços chega ao ponto mais alto desde novembro de 2014, ou seja, do maior patamar da série. Essa retomada de crescimento é bastante significativa e é ligada aos serviços voltados às empresas, como os de tecnologia da informação e o de transporte de cargas”, destaca o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, analisando o panorama nacional.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato