Assessoria
Furto de energia elétrica, conhecido como “gato” e ao ato de fraudar medidores são crimes
Uma ação integrada entre a Equatorial Energia e o 9º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, flagrou na última sexta-feira (10), a prática do furto de energia elétrica em duas fábricas de gelo localizadas no município de Delmiro Gouveia. Durante a operação, o proprietário dos estabelecimentos, foi preso em flagrante e conduzido à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis.
Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, um dos locais já havia sido inspecionado e autuado por furto de energia em 2018, 2020 e em janeiro de 2023. Na sexta-feira, as equipes técnicas realizaram uma nova vistoria, onde foi constatado que a unidade consumidora estava praticando a fraude novamente. Além das duas fábricas de gelo, os técnicos também localizaram um furto de energia na residência do proprietário das unidades.
De acordo com o executivo de Perdas da Equatorial Alagoas, Ubiraci Cortez, a prática criminosa dos estabelecimentos comerciais estavam causando grandes prejuízos para a população local, que vinha sofrendo com constantes oscilações e interrupções de energia.
“Realizamos uma verdadeira força-tarefa para identificarmos que essas unidades estavam utilizando, de forma clandestina, mais de 50% da capacidade de dois transformadores que atendem a região, isso representa mais de 300 clientes prejudicados com a prática criminosa”, afirmou o executivo
Cortez relata ainda, que as equipes técnicas começaram a atuar na região após inúmeras reclamações sobre as ocorrências de quedas de energia na localidade. “A Equatorial tem trabalhado diariamente para manter a qualidade do fornecimento elétrico em todo estado. Fizemos diversas ações de melhorias na região e não conseguíamos encontrar anomalias que justificassem os problemas relatados pela população. Foi aí que enviamos as equipes técnicas de inspeção para o local e identificamos as ligações à revelia”, explicou.
Na mesma operação, os técnicos da Distribuidora também identificaram ligações clandestinas em um depósito de bebidas, salão de beleza, padaria e em uma outra residência. Todos na mesma região das fábricas de gelo. Após a operação, a Distribuidora estimou uma perda de quase 30.000 kWh. Energia suficiente para atender mais de 570 residências durante um mês inteiro.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.