OPERAÇÃO HEFESTO

Arthur Lira: PF descobre pagamentos de ex-assessor para "Arthur", diz site

Relatório da operação revelou 11 pagamentos feitos entre abril e maio
Por Redação 25/06/2023 - 14:30

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Revista Piauí
Lista encontrada com motorista do ex-assessor de Lira, Luciano Cavalcante
Lista encontrada com motorista do ex-assessor de Lira, Luciano Cavalcante

Relatórios da Polícia Federal sobre a busca e apreensão realizada durante a Operação Hefesto que também teve como alvo o ex-assessor de Arthur Lira (PP-AL), Luciano Cavalcante, revelaram um caderno-caixa com anotações de repasses em nome de "Arthur" em um veículo utilizado pelo motorista Wanderson de Jesus. As informações foram divulgadas neste domingo, 25, pela revista Piauí.relacionadas_esquerda

As anotações manuscritas, que estavam em um Corolla, referem-se aos meses de abril e maio deste ano. O nome “Arthur”, que os investigadores suspeitam referir-se ao deputado Arthur Lira, aparece onze vezes e vem acompanhado dos maiores valores, que totalizam pouco mais de 265 mil reais.

Nas anotações do mês de abril, consta que “Arthur” recebeu 20 mil reais no dia 8. Uma semana depois, foram mais 30 mil reais. No dia 17 de abril, houve um gasto de 3 652,00 reais para “Hotel Emiliano = Arthur”. Coincidência ou não, quando vai a São Paulo, o deputado costuma se hospedar no Hotel Emiliano, nos Jardins.

Cruzamento de dados feitos pela revista mostra que registros da Aeronáutica mostram que no exato dia 17 Arthur Lira embarcou num avião da FAB em Brasília com destino a São Paulo.

As anotações ainda registram dois pagamentos adicionais. Um deles, realizado no dia 10 de abril, no valor de 12 509,71 reais, foi em favor do “Hotel Emiliano”, mas não há menção ao nome de “Arthur”.

As anotações de maio registram gastos mais modestos. Mostra que no dia 2 houve um repasse de 8 170 reais para “pagamento Fabio engenheiro/Arthur”. No dia seguinte, foram 23 850 reais para “materiais elétricos fazenda = Arthur”. Em 5 de maio, houve dois pagamentos. Um de 24 884 reais, em favor de “Fabio engenheiro Arthur” e mais 8,5 mil reais para “pagamento irrigação = Arthur”. Arthur Lira tem fazendas em Alagoas.

No endereço de Wanderson de Jesus, além do caderno-caixa, os agentes da PF encontraram papéis relacionados ao caso dos kits de robótica, apreenderam pouco mais de 150 mil reais em espécie e, também, um manuscrito no qual os signatários declaram ter recebido do deputado Arthur Lira “a importância de r$ 40.000,00 (quarenta mil reais) referente à nova área de 11,5 tarefas [uma medida agrária] do Sr. Manoel Pacheco Filho e Joana Martins Pacheco, pelo qual dou plena e total quitação”. Não há data no recibo.

À Polícia Federal, o motorista Wanderson de Jesus disse que as anotações se referem a pagamentos que ele próprio realizou a mando de Luciano Cavalcante, que, segundo ele, também é o dono do Corolla, onde os documentos foram encontrados.

Arthur Lira não respondeu aos questionamentos feitos pela revista. O advogado de Luciano Cavalcante e Wanderson de Jesus, André Callegari disse à revista aguardar a conclusão da investigação para se manifestar.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato