ALERTA
Dengue faz três vítimas fatais este ano em Alagoas
Monitoramento do MInistério da Saúde aponta 3.106 casos da doença no estado
A dengue continua sendo uma arbovirose grave em Alagoas, o painel de monitoramento da doença pelo Ministério da Saúde mostra que este ano três pessoas morreram de dengue no estado, que notificou até o último dia 17, um quantitativo de 3.106 casos da doença. Deste total, 51 casos evoluíram para a doença grave.
O painel mostra os números gerais da dengue em Alagoas, mas não destaca em qual município é mais prevalente. Em relação aos criadouro dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, os principais focos são caixas d`água e tambores (74,76% dos criadouros), Vasos, lajes e garrafas (20%) e pneus e recipientes plásticos (5,2%)
A dengue é a arbovirose urbana mais comum nas Américas, principalmente no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos. "O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio".
O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente. onde foram depositados.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte, segundo o ministério.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Publicação do ministro também alerta que a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.
Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.