MINA 18

Entenda que acontece se a mina da Braskem em Maceió colapsar

Cavidade fica localizada a mil metros de profundidade
Por Redação 04/12/2023 - 08:43
A- A+
Afrânio Bastos
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange
Mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange

A Defesa Civil do município afirma que esse colapso pode ocorrer a qualquer momento, embora os danos não sejam tão graves como previsto anteriormente.relacionadas_esquerda

A mina 18 fica localizada a mil metros de profundidade, abaixo do bairro Mutange, próximo ao antigo Centro de Treinamento do CSA e perto também da Lagoa Mundaú.

A mina 18 é uma das 35 cavidades abertas pela Braskem para a exploração e extração de sal-gema, um cloreto de sódio utilizado para produzir soda cáustica e policloreto de vinila (PVC).

A mina possuía 500 mil metros cúbicos, segundo a prefeitura de Maceió. E não é possível prever, ainda, o tamanho da cratera que se formará com o possível colapso.

O que acontece se a mina da Braskem em Maceió colapsar?

O coronel Moisés Melo, coordenador da Defesa Civil de Alagoas, afirmou neste sábado que, embora a mina da Braskem possa colapsar a qualquer momento, a cratera resultante deverá ser preenchida com água da Lagoa Mundaú, que não resultará em danos tão grandes quanto o esperado.

“Não vai ser uma cratera no meio da cidade, não vai gerar terremoto, tsunami, nada disso. Essa cratera será na sua maioria submersa, preenchida de imediato pela água da Lagoa”, informou à imprensa.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato