PESQUISA

PC prendeu quase 600 acusados de violência contra a mulher em Maceió

Em Alagoas o número chegou a quase dois mil
Por Com Assessoria 20/12/2023 - 13:28

ACESSIBILIDADE

Reprodução/Polícia Civil de Alagoas
Policiais civis
Policiais civis

Segundo dados da Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) 1.917 homens acusados de violência contra a mulher foram presos em Alagoas este ano. Desse total, 545 prisões ocorreram em Maceió. Em 2023, também foram requeridas 5.520 medidas protetivas de urgência no Estado, sendo 2.933 somente na capital alagoana.

As estatísticas apresentam uma distribuição dos tipos de crime mais frequentes, sendo liderados por ameaça (28%), lesão corporal (21%), injúria (11%), descumprimento de medida protetiva (6%) e difamação (5%). Um dado alarmante é que a faixa etária mais atingida pelas ocorrências está entre 20 e 29 anos, representando 31% de todas as situações registradas.


A delegada Ana Luíza Nogueira, coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, atribui o aumento no número de solicitações de medidas protetivas de urgência à maior confiança da sociedade nos órgãos de segurança pública. Ela destaca que isso reflete também uma menor tolerância das vítimas em relação à violência doméstica.

"É perceptível o menor nível de tolerância às agressões, o que se reflete nos crimes mais frequentes, muitos deles de menor intensidade, como ameaças, representando 28% das ocorrências", explica a delegada Ana Luíza Nogueira.


Encontrou algum erro? Entre em contato