ESPECIALISTAS E MORADORES
CPI da Braskem: senadores votam nesta quarta os requerimentos de convocação
Lista também contempla representantes da empresa e autoridades governamentais.jpeg)
A CPI da Braskem tem na agenda desta quarta-feira, 28, a votação de requerimentos para convocação de depoentes propostos pelo relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), e demais membros da comissão.
O plano de trabalho aprovado na tarde de ontem, 27, sugere convocações variadas, incluindo especialistas e ex-moradores das áreas afetadas pelo afundamento do solo em bairros impactados pela atividade mineradora. A lista também contempla representantes da Braskem, empresas parceiras, autoridades governamentais e entidades relacionadas.
Entre os possíveis depoentes indicados pelo relator estão Abel Galindo Marques e José Geraldo Marques, ambos autores do livro "Rasgando a Cortina de Silêncios: O lado B da exploração do sal-gema de Maceió", e Natallya de Almeida Levino, professora da UFAL e especialista em engenharia de produção.
A meta da CPI é elucidar os alertas feitos ao longo dos anos sobre os riscos e danos da exploração mineral na região. A visita dos membros aos locais afetados já foi aprovada, porém, o relator sugere que ocorra após os primeiros depoimentos técnicos, a fim de embasar a avaliação sobre os impactos.
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) solicitou a criação da comissão para investigar a responsabilidade da Braskem nos danos ambientais resultantes da exploração. A CPI tem 11 titulares e sete suplentes e tem até 22 de maio para apresentar resultados.