BAIRROS AFUNDANDO

Braskem: CPI pede informações à PF, laudos da ANM e agenda visita a Maceió

Representantes da Braskem, Petrobras, Novonor, órgãos ambientais serão convocados
Por Bruno Fernandes 27/02/2024 - 12:31

ACESSIBILIDADE

Agência Senado
O relator Rogério Carvalho propôs uma extensa lista de pessoas e entidades a serem ouvidas
O relator Rogério Carvalho propôs uma extensa lista de pessoas e entidades a serem ouvidas

O presidente da CPI da Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), agendou uma sessão para a próxima quarta-feira, 28, para a votação de convocações e convites. A comissão também organiza uma visita do grupo ao estado de Alagoas, mas ainda não há data confirmada.

O relator, Rogério Carvalho (PT-SE), propôs uma extensa lista de pessoas e entidades a serem ouvidas, incluindo representantes da Braskem, Petrobras, Novonor, órgãos ambientais e associações de afetados.

Entre as convocações a serem solicitadas está uma feita pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que pede a presença do vice-presidente administrativo-finaceiro da Braskem, Marcelo Arantes. Segundo Alencar, o depoimento pode trazer informações sobre a relação da empresa com "com autoridades locais”.

O plano de trabalho do relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE), além de requerimentos, pedindo a cópia de inquéritos da Polícia Federal, e de processos administrativos foram aprovados durante o final da manhã.

A CPI buscará responder questões essenciais, incluindo a magnitude do passivo ambiental e patrimonial, a legalidade dos acordos de reparação, possíveis negligências, a eficácia dos órgãos de fiscalização e a situação financeira da empresa.

Proposta pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), a CPI tem até o dia 22 de maio e um orçamento de R$ 120 mil para apresentar resultados.


Encontrou algum erro? Entre em contato