PESQUISA
Planos de saúde têm adesão de 12,5 alagoanos para cada 100 habitantes
Maioria dos beneficiários da região está vinculada a planos coletivos empresariaisPesquisa divulgada nesta segunda-feira, 4, pelo site Agência Tatu, revela que em Alagoas a adesão aos planos de saúde é de 12,5 pessoas para cada 100 habitantes. É a 5ª maior proporção da região Nordeste, ficando acima da população da Paraíba, Piauí, Maranhão e da Bahia. No Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, apenas 25 a cada 100 habitantes têm acesso a plano de saúde. Essa proporção diminui ainda mais no Nordeste, onde 13 a cada 100 habitantes têm acesso, em média.
Os dados analisados são da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e identificou que, na região, a maioria dos beneficiários, mais de 4 milhões dos 7 milhões totais, está vinculada a planos coletivos empresariais. Os demais estão distribuídos entre modalidades familiar, individual e coletiva por adesão.
Conforme a Lei Nº 9.656, os planos de saúde oferecem assistência privada, cobrindo custos assistenciais em saúde para aqueles que pagam pelo serviço. Segundo a Agência Tatu, a cobertura de pessoas com plano de saúde inclui mais de 7 milhões de nordestinos, enquanto outros 47 milhões dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) ou realizam atendimento médico privado integral.
Entre os estados, o Maranhão apresenta o menor percentual de cobertura, com apenas 7,7 a cada 100 habitantes tendo algum tipo de plano de saúde. Em contraste, o Rio Grande do Norte lidera em termos de acesso, com mais de 18,5 beneficiários por 100 habitantes.
A região Norte conta com 10 beneficiários por 100 habitantes, o Sudeste ocupa a liderança, com 36 a cada 100 habitantes, seguido pelo Sul com 24 e o Centro-Oeste com 22.
Publicidade