TRAGÉDIA
CPI da Braskem convoca diretor da ANM para depor sobre danos ambientais
Mauro Henrique Moreira será ouvido pela comissão na terça-feira (12)A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem no Senado agendou para terça-feira (12) o depoimento do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa.
Inicialmente programado para quarta-feira (6), o depoimento foi adiado a pedido do executivo, que estava em viagem. A reunião está marcada para iniciar às 9 horas e também contará com a participação de outros dois convocados relacionados à fiscalização da mineração no país.
Além de Mauro Henrique Moreira Sousa, a CPI ouvirá José Antônio Alves dos Santos, superintendente de fiscalização da ANM, e Walter Lins Arcoverde, ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM). Vale ressaltar que o DNPM exercia as funções atualmente desempenhadas pela ANM antes de sua criação, em 2017. Os pedidos de convocação foram apresentados pelos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Rogério Carvalho (PT-SE), relator da CPI.
A CPI, instalada no fim de fevereiro, tem como objetivo investigar os danos ambientais causados em Maceió (AL) pelas operações da petroquímica na extração de sal-gema.