saúde
Vacinação contra Influenza começa no dia 25 de março em Alagoas
Data segue as diretrizes do Ministério da SaúdeA Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou nesta terça-feira (12) que a Campanha de Vacinação contra Influenza em Alagoas terá início no próximo dia 25 de março. A decisão segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS), em resposta ao aumento da circulação dos vírus respiratórios em todo o país. A vacinação estará aberta para administrar o imunizante simultaneamente a outras vacinas.
Segundo a Sesau, a campanha visa reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes da influenza. O período da campanha se estenderá até 31 de maio, com o dia 13 de abril marcado como o Dia D de mobilização. Os municípios alagoanos poderão retirar as doses da vacina a partir de sexta-feira (15), mediante agendamento realizado por e-mail enviado ao Programa Nacional de Imunizações de Alagoas (PNI/AL), e começar a aplicação das doses.
Podem receber a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos, incluindo crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos. Pessoas menores de 12 anos que receberão a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Além disso, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento e profissionais das Forças Armadas também estão incluídos na campanha.
O imunizante pode ser administrado em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.
Sobre a Influenza
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo altamente transmissível e com distribuição global. A doença tende a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os casos podem variar de leves a graves, podendo levar ao óbito. A infecção é causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, com os tipos A e B sendo responsáveis por epidemias sazonais em humanos.