EM 2024

Alagoas quer distribuir mais de mil toneladas de sementes para plantio

Estímulo à agricultura familiar gera renda no campo
Por Assessoria 28/03/2024 - 13:13

ACESSIBILIDADE

Ascom Seagri
Seagri desenvolve programas e ações
Seagri desenvolve programas e ações

O combate à fome é uma das prioridades do Governo do Estado. Entre as ações adotadas pelo governador Paulo Dantas está a criação do programa Alagoas Sem Fome, sancionado no final de 2023. A agricultura familiar tem um papel importante nas estratégias de diminuição da insegurança alimentar das famílias alagoanas por ser a base econômica de muitos municípios e por oportunizar que a produção de alimentos saudáveis chegue à mesa de quem mais precisa.

Para a coordenadora do programa Alagoas Sem Fome, a secretária Paula Dantas, "a agricultura familiar é importante principalmente no que diz respeito à qualidade, pois é preciso entender que insegurança alimentar não é só comer pouco, mas às vezes comer alimentos de má qualidade. A agricultura familiar consegue nos ajudar proporcionando um alimento de qualidade, orgânico, regionalizado e cultivado pela população local e direcionado para creches, escolas, empresas".

Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) desenvolve programas e ações que fortalecem os agricultores familiares para o desenvolvimento da atividade leiteira, produção de milho, feijão, arroz, frutas e legumes, possibilitando o plantio durante todo o ano.

A secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, explica que a agricultura familiar em Alagoas tem forte apelo na subsistência, mas que o estado tem trabalhado em parceria com órgãos do governo federal, cooperativas e grupos produtivos para a mudança nesse cenário.

Em 2023, a Emater Alagoas executou o PAA Doação Simultânea, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que chegou a doar alimentos saudáveis para 98 mil famílias alagoanas, ajudando no combate à fome em Alagoas. Neste ano, a previsão é que o programa inicie sua execução anual em maio, com estimativa de atender 250 unidades recebedoras em todo o estado, entre elas Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e cozinhas solidárias, beneficiando alagoanos que vivem em situação de vulnerabilidade social.




Encontrou algum erro? Entre em contato