VIOLÊNCIA ESCOLAR

Escolas da rede estadual terão plataforma para registro de ocorrências

Forças de segurança terão acesso a informações fornecidas por gestores em tempo real
Por Com Assessoria 31/03/2024 - 15:20

ACESSIBILIDADE

Thiago Ataíde
Gestores ficarão responsáveis por alimentar plataforma com informações sobre quaisquer ocorrências no ambiente escolar
Gestores ficarão responsáveis por alimentar plataforma com informações sobre quaisquer ocorrências no ambiente escolar

O governo de Alagoas vai lançar o Livro de Ocorrências Virtual (LOV), que consiste em um sistema de registro das ocorrências registradas no ambiente escolar e cujo lançamento vai acontecer já neste mês de abril. O programa tem como objetivo de fortalecer a estratégia de prevenção à violência nas escolas da rede estadual de ensino.

Desenvolvida pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), a plataforma integra o observatório de segurança que foi instituído em 2023 – por ocasião das ameaças de ataques às escolas da rede – e conta com a contribuição de representantes da sociedade civil e de instituições como o Ministério Público Estadual, promovendo a coleta de todas as informações sobre cada ocorrência, incluindo a prática de bullying.

É com base na sistematização desses dados que as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança, como explica o tenente-coronel PM Iran Rego, chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP.


“Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando, assim, o nosso trabalho de orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica o oficial, reforçando a importância da ferramenta no tocante à prevenção.

“O LOV vai permitir não somente o monitoramento em tempo real, com vistas à prevenção, mas também a intervenção, in loco, sempre que preciso. E nossos agentes vão atuar considerando, entre outros fatores, a mancha criminal que traduz a incidência dos casos notificados na região em que a escola está inserida”, emenda o oficial, destacando também a criação de uma mesa de segurança que vai se reunir a cada dois meses para fazer apontamentos, recepcionar demandas dos gestores escolares e, havendo necessidade, traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato