VIOLÊNCIA
Briga em porta de escola de Maceió termina em morte de adolescente; veja
Lázaro André foi agredido com um soco e posteriormente golpes de caniveteUma briga ocorrida na porta da Escola Estadual Rubens Canuto, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, terminou com a morte de um adolescente de 16 anos, identificado como Lázaro André Bezerra de Oliveira, na tarde desta quarta-feira (20).
Lázaro foi atingido por golpes de canivete durante o tumulto e, apesar de ter sido socorrido, não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no Hospital Geral do Estado (HGE).
Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram apreendidos em flagrante pelo ato infracional, sendo que um deles estava de posse do canivete utilizado na briga.
De acordo com relatos de testemunhas, o incidente teve início quando um grupo de quatro adolescentes chegou à escola com a intenção de resolver uma questão pendente com um aluno da Rubens Canuto. A briga começou entre dois dos adolescentes e rapidamente se expandiu para uma confusão generalizada, com várias pessoas tentando intervir, incluindo Lázaro.
Durante a confusão, Lázaro foi agredido com um soco e posteriormente recebeu os golpes de canivete por um dos adolescentes envolvidos no confronto.
As próprias testemunhas foram responsáveis por socorrer a vítima, conforme mostram imagens do incidente, onde jovens carregam Lázaro, visivelmente ferido, em direção ao auxílio médico. Em nota distribuída no início da tarde, o governo do estado diz que lamenta o ocorrido e diz que determinou as medidas necessárias à prestação de assistência à família da vítima.
Nota do governo
O Governo de Alagoas lamenta a triste ocorrência registrada na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes, onde um desentendimento evoluiu para uma briga na área externa, vitimando fatalmente o jovem Lázaro André Bezerra de Oliveira.Dois adolescentes foram identificados e rapidamente apreendidos pela polícia, com autos devidamente formalizados. O Governo de Alagoas já determinou à Secretária de Educação a adotar as medidas necessárias à prestação de toda a assistência à família da vítima, ao tempo em que transmite o mais profundo sentimento de pesar nesse momento tão doloroso.
O Governo de Alagoas reitera o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho de combate à violência nas escolas, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino com cerca de 170 mil alunos. Por fim, o Governo conclama os pais, a comunidade escolar, a sociedade e as instituições em geral a fortalecerem o processo educacional como um todo, no sentido da transmissão de conhecimento, da formação, da orientação das novas gerações e da construção de um ambiente de paz.