ZONA DE CONVERGÊNCIA
Fenômeno climático ameaça trazer muita chuva para o litoral de Alagoas
Temperaturas acima da média no Oceano Atlântico vai intensificar períodos de chuva no NordesteO final de semana em Alagoas será de chuva. A previsão, realizada pelos técnicos do Climatempo, mostra que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem apresentado uma configuração preocupante na faixa nordeste do Brasil, com uma banda dupla de nebulosidade. Segundo os meteorologistas, isso tem gerado preocupações para os estados litorâneos do nordeste.
A formação da banda dupla da ZCIT é um fenômeno comum na região nordeste, porém, neste caso, há um fator adicional que contribui para intensificar as precipitações: as temperaturas acima da média no Oceano Atlântico. Isso tem potencializado ainda mais as chuvas sobre Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
As previsões meteorológicas indicam que a banda dupla da ZCIT continuará influenciando o tempo ao longo desta quinta-feira e todo o final de semana, mantendo o tempo instável na faixa leste do nordeste brasileiro. Veja as previsões:
Na sexta-feira (12)
A instabilidade climática persistirá, com chuvas em forma de pancadas nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em Alagoas, o tempo será caracterizado por muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol.
Para o sábado (13)
A previsão é de fortes pancadas de chuva durante a tarde e a noite nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com o sol aparecendo ao longo do dia.
No domingo (14)A atenção se volta novamente para a condição de muita nebulosidade e chuva, com poucas aberturas de sol em Alagoas e Pernambuco. Para Paraíba e Rio Grande do Norte, a previsão é de pancadas de chuva à tarde, com predomínio de sol ao longo do dia.
Os impactos adversos desse padrão climático são diversos e podem incluir chuvas intensas, enchentes, deslizamentos de terra e inundações, representando sérios riscos para a população e a infraestrutura local. Propriedades são danificadas, estradas ficam bloqueadas e comunidades ficam isoladas, aumentando os desafios para autoridades e equipes de resgate.
Publicidade