'SEIS POR MEIA DÚZIA'

MST acusa Lula de traição ao nomear para o Incra indicado de Arthur Lira

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ocupou a sede do órgão em Alagoas
Por Redação 30/04/2024 - 08:23

ACESSIBILIDADE

Delanisson Araújo
Trabalhadores rurais ocuparam a sede do Incra em Maceió
Trabalhadores rurais ocuparam a sede do Incra em Maceió

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) manifestou indignação com a nomeação de Júnior Rodrigues do Nascimento para a superintendência do Incra em Alagoas, acusando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva de traição. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 30, pelo jornal Valor.

Conforme o movimento, a ocupação da sede do Incra em Alagoas na segunda-feira, 29, foi um protesto contra essa decisão, vista como uma continuidade do bolsonarismo na direção do órgão no estado.

Margarida Silva, integrante da Coordenação Nacional do MST, afirmou que o governo não foi fiel às demandas dos movimentos sociais, ao nomear um aliado de Arthur Lira para o cargo.

“O governo trocou seis por meia dúzia. Não haverá diálogo nosso com bolsonarista”, disse Margarida Silva.

O MST havia pressionado pelo nome de José Ubiratan para a superintendência, mas o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que Ubiratan foi indicado apenas como substituto. Teixeira explicou que a escolha de Júnior Rodrigues do Nascimento foi feita a pedido do deputado Arthur Lira.

Para o MST, essa nomeação compromete a política agrária em Alagoas, priorizando interesses individuais em detrimento das necessidades coletivas das comunidades rurais.

Nomeação de Junior Rodrigues

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, na última quarta-feira, Junior Rodrigues do Nascimento como superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a vaga que até o dia 16 era ocupada por Wilson César Lira dos Santos, primo do deputado.

Wilson Lira foi exonerado após cobranças do Movimento dos Sem Terra (MST). Nascimento substitui José Ubiratan Rezende Santana, engenheiro-agrônomo indicado pelo MST e nomeado como substituto no cargo após a demissão do primo de Lira. Menos de dez dias após assumir o cargo, Ubiratan Rezende Santana foi exonerado na quarta-feira, a pedido.

A portaria com a nomeação de Nascimento foi assinada na quarta-feira pelo presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi. O salário bruto de Nascimento na superintendência será de R$ 11.306,90.


Encontrou algum erro? Entre em contato