MUITA CHUVA

Rios e lagoas de Alagoas continuam com níveis elevados, alerta Semarh

Riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva, alcançaram estabilidade
Por Bruno Fernandes 08/05/2024 - 08:48

ACESSIBILIDADE

Cepdec
Rios e lagoas são monitorados pelas defesas civis locais
Rios e lagoas são monitorados pelas defesas civis locais

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), informou nesta quarta-feira, 8, que os Rios Coruripe, Piauí e Canduípe mantêm-se elevados, mas com expectativa de estabilização e declínio nos próximos dias.

Ainda segundo a pasta, a bacia do Rio Jequiá experimentou um considerável aumento de água devido às recentes chuvas, resultando em um incremento significativo no nível da lagoa de Jequiá. Mesmo com o término das precipitações, o escoamento para o oceano permanece lento, influenciado pelas marés, informou.

Os Riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva, alcançaram estabilidade com a redução das chuvas, indicando uma tendência de diminuição nos seus níveis.

No entanto, o Rio São Miguel registrou um pico de 343 cm, próximo ao ponto de transbordamento em algumas áreas residenciais. Apesar disso, com a diminuição das chuvas desde a tarde anterior, observa-se uma estabilização gradual e um início de declínio nos seus níveis.

Os Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe, por sua vez, mantiveram-se dentro da normalidade, com níveis abaixo das cotas de atenção durante o período chuvoso e durante a madrugada nesta quarta-feira.

Quanto à Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, o nível permanece elevado, mas sujeito à variação das marés, indicando uma tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento. No município de Pilar, o aumento do nível da lagoa é gradual, porém também com expectativa de estabilização, influenciada pela variação das marés.


Encontrou algum erro? Entre em contato