SAÚDE

Alagoas tem tendência de queda nos casos de dengue, diz Ministério da Saúde

Segundo a Sesau, estado registrou 4.535 casos da doença este ano
Por Redação 14/05/2024 - 20:24

ACESSIBILIDADE

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Boletim divulgado nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Saúde aponta que Alagoas apresenta tendência de queda nos casos de dengue.

De acordo com o último panorama divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 8.261 casos suspeitos de dengue foram registrados no estado este ano. Já o número de casos confirmados de dengue chegou ao total de 4.535. Se comparado com o mesmo período no ano passado, esse número representa um aumento de 168%.

A tendência de queda apresentada em Alagoas se repete em quase todos os outros estados, exceto o Maranhão e o Mato Grosso, que têm tendência de estabilidade.


“Nós já vimos que a ordem natural ou o padrão é que, na próxima semana, esses dois estados já entrem em tendência de queda. Entre uma e duas semanas., esse tem sido o padrão dessa epidemia de 2024 no Brasil”, avaliou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Os números mostram que, atualmente, o país segue com 10 decretos de emergência por dengue nos seguintes estados: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

“A tendência é que esses estados revoguem os decretos a partir do momento em que atingirem menos de 300 casos por 100 mil habitantes”.

Publicidade

Continua após a publicidade





Encontrou algum erro? Entre em contato