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Laboratório da Ufal e Fundepes fortalecem pesquisas sobre IA em Alagoas

Inteligência Artificial é um tema discutido atualmente e afeta a maioria das profissões dos órgãos
Por Assessoria 17/05/2024 - 16:35

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Ufal
Campus A.C. Simões da Ufal em Maceió
Campus A.C. Simões da Ufal em Maceió

O Laboratório de Estatística e Ciências de Dados, vinculado ao Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realiza projetos de pesquisa e extensão relacionados aos temas de processamento de linguagem natural, visão computacional e redes complexas e ciências dos dados. Esta iniciativa explora como as máquinas podem simular e compreender a comunicação humana.

Atualmente, o laboratório conta com aproximadamente 30 alunos dos cursos de Engenharia, Ciências da Computação e Matemática da Ufal, que se dedicam a pesquisar a capacidade de extrair informações a partir de imagens ou vídeos (visão computacional), e o estudo de fenômenos complexos que ocorrem em redes, como por exemplo a propagação de doenças.

Esses trabalhos são feitos em colaboração com instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), assim como parcerias com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

“Isso permite que o LED possa oferecer a quem nos contrata uma equipe de excelência e com expertise nos assuntos de Inteligência Artificial, mais especificamente, Processamento de Linguagem e Visão Computacional”, acrescenta o coordenador do projeto, professor Krerley Oliveira.

Gerenciado pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), o laboratório se beneficia de uma administração eficaz que garante agilidade e assertividade aos projetos. “Uma equipe dedicada dentro da estrutura da Fundepes permite que a equipe da Universidade foque no andamento acadêmico das ações”, reforça Krerley.

A Inteligência Artificial (IA) é um tema muito discutido atualmente e afeta a maioria das profissões dos órgãos e empresas. Nesse contexto, o LED não apenas trabalha na resolução de problemas e na captação de recursos, mas também adota uma abordagem estratégica para qualificar os estudantes a longo prazo, gerando impactos significativos na sociedade.


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