DECISÃO

Caso Anthony Levi: justiça torna réu pai que matou filho envenenado

Matheus Soares diluiu "chumbinho" no mingau da criança antes de levá-la à creche em Maceió
Por Adja Alvorável 14/06/2024 - 19:36

ACESSIBILIDADE

Cortersia
Matheus Soares foi preso no dia 29 de maio após confessar o crime
Matheus Soares foi preso no dia 29 de maio após confessar o crime

A justiça de Alagoas tornou réu, nesta sexta-feira, 14, o pai que confessou ter envenenado o filho, Anthony Levy Nascimento dos Santos, de 4 anos, em Maceió. A juíza Tais Pereira da Rosa, da 14ª Vara Criminal da Capital, aceitou a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) contra Matheus Soares Omena dos Santos, de 24 anos, por homicídio qualificado.

Matheus foi preso no dia 29 de maio, após confessar que usou um agrotóxico conhecido como "chumbinho" para matar o filho. Matheus disse que colocou a substância na comida de Anthony antes de levá-lo à creche. O menino foi enterrado no dia em que completaria 5 anos de idade.

Nessa quinta-feira, 13, a Polícia Científica de Alagoas enviou ao MP/AL o laudo que confirma o envenenamento. Segundo o laudo, havia substância química no sangue e no conteúdo estomacal da criança. “Pelos achados descritos pode o perito concluir que o óbito foi decorrente de insuficiência respiratória aguda”, diz o documento.

À polícia, Matheus contou que envenenou o próprio filho para se vingar da ex-mulher, mãe do menino. Eles tiveram um relacionamento durante oito anos e estavam separados há seis meses. Na denúncia, o promotor de Justiça Lucas Sachsida Junqueira Carneiro pede que, com a condenação, seja fixada a quantia de R$ 600 mil como valor mínimo para reparação dos danos causados.

O promotor também cita que a atual companheira de Matheus Soares está grávida e pede que, com a condenação, seja decretada a incapacidade de exercício do poder familiar de Matheus Soares.

Câmeras de monitoramento mostram Matheus chegando com o filho na creche. Na saída do local, as imagens mostram Matheus descartando o frasco que continha o "chumbinho" usado para envenenar Anthony. O frasco foi encontrado por uma funcionária da creche duas horas depois. Segundo a investigação, Matheus jogou o frasco na creche na tentativa de incriminar o estabelecimento.

No último domingo, 9, a Polícia Civil de Alagoas indiciou Matheus Soares pelo crime de homicídio qualificado pelo uso de veneno e majorado em ⅔, por ter sido praticado pelo ascendente da vítima menor de 14 anos. O crime também pode ter sua pena agravada, já que foi premeditado.


Encontrou algum erro? Entre em contato