LAVA JATO

Lewandowski autoriza Renan Calheiros a acessar mensagens hackeadas de Moro

Decisão foi tomada dentro de um pedido apresentado por Renan Calheiros ao STF em segredo de Justiça
Por Redação 03/07/2024 - 08:31

ACESSIBILIDADE

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Renan Calheiros na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Renan Calheiros na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

O ministro Ricardo Lewandowski autorizou que Renan Calheiros acesse mensagens trocadas entre os procuradores da Lava Jato com Sergio Moro que contenham referências ao senador. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 3, pela CNN.

A decisão foi tomada dentro de um pedido apresentado por Renan Calheiros ao STF em segredo de Justiça. Em fevereiro, o senador propôs conceder anistia aos hackers que roubaram as mensagens.

Um dos presos, Walter Delgatti Neto, admitiu à PF em 2019 que entrou nas contas de procuradores da Lava Jato e confirmou que repassou mensagens ao site The Intercept Brasil; ele disse não ter alterado o conteúdo e não ter recebido dinheiro por isso. Quatro pessoas foram presas à época.

Em dezembro, Lewandowski também permitiu que a defesa de Lula acessasse parte do material com menções ao ex-presidente. A defesa acabou conseguindo cópias de todo o arquivo apreendido com os hackers.

No ano passado, Renan Calheiros conseguiu punir Deltan Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público. O procurador sofreu sanção de censura por causa de um tuíte de 2019 contra a eleição de Calheiros para a presidência do Senado.


Encontrou algum erro? Entre em contato