LAVA JATO
Lewandowski autoriza Renan Calheiros a acessar mensagens hackeadas de Moro
Decisão foi tomada dentro de um pedido apresentado por Renan Calheiros ao STF em segredo de JustiçaO ministro Ricardo Lewandowski autorizou que Renan Calheiros acesse mensagens trocadas entre os procuradores da Lava Jato com Sergio Moro que contenham referências ao senador. A informação foi publicada nesta quarta-feira, 3, pela CNN.
A decisão foi tomada dentro de um pedido apresentado por Renan Calheiros ao STF em segredo de Justiça. Em fevereiro, o senador propôs conceder anistia aos hackers que roubaram as mensagens.
Um dos presos, Walter Delgatti Neto, admitiu à PF em 2019 que entrou nas contas de procuradores da Lava Jato e confirmou que repassou mensagens ao site The Intercept Brasil; ele disse não ter alterado o conteúdo e não ter recebido dinheiro por isso. Quatro pessoas foram presas à época.
Em dezembro, Lewandowski também permitiu que a defesa de Lula acessasse parte do material com menções ao ex-presidente. A defesa acabou conseguindo cópias de todo o arquivo apreendido com os hackers.
No ano passado, Renan Calheiros conseguiu punir Deltan Dallagnol no Conselho Nacional do Ministério Público. O procurador sofreu sanção de censura por causa de um tuíte de 2019 contra a eleição de Calheiros para a presidência do Senado.