Lava Jato

Desembargador do TRF-4 diz que não sabia que filho era sócio de Moro

Declarações constam de um depoimento prestado pelo magistrado em 2023, disponibilizado pelo CNJ
Por Redação com Olhar Jurídico 03/06/2024 - 09:53

ACESSIBILIDADE

Divulgação TRF-4
Marcelo Malucelli, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Marcelo Malucelli, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região

O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), declarou à Corregedoria Nacional de Justiça não ter conhecimento da sociedade entre seu filho, o advogado João Malucelli, e o ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sergio Moro. O depoimento do magistrado, concedido em 2023, foi disponibilizado pelo CNJ nesta semana e divulgado pelo site Consultor Jurídico.

Malucelli relatou que foi surpreendido pela informação em casa, quando sua esposa, nervosa, mencionou que estavam dizendo que ele era sócio de Moro. Seu filho confirmou a informação, afirmando que seu nome constava na sociedade. O desembargador afirmou não ter conhecimento prévio da situação, mas enfatizou que isso não interferiria em seus julgamentos.

João Malucelli, responsável pela análise de processos da Lava Jato em segunda instância, é namorado da filha mais velha de Moro e sócio dela, do senador, e da deputada federal Rosângela Moro, no escritório Wolff & Moro Sociedade de Advogados. Essa relação veio à tona em ações movidas contra Marcelo Malucelli pelo advogado Rodrigo Tacla Duran e pelo senador Renan Calheiros (MDB).

O CNJ está investigando se o desembargador interferiu para restabelecer uma ordem de prisão contra Tacla Duran, que reside atualmente na Espanha, apesar da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para que o caso ficasse restrito ao tribunal superior. A decisão, inicialmente publicada pelo TRF-4, foi posteriormente retirada do ar.

Em seu depoimento, Marcelo Malucelli afirmou que não interfere nas escolhas políticas, profissionais ou romances de seus filhos e destacou que nunca teve convivência social com Sergio Moro, conhecendo-o apenas no âmbito profissional. Após a revelação da sociedade entre seu filho e Moro, o desembargador se afastou dos casos relacionados à Lava Jato no TRF-4.


Encontrou algum erro? Entre em contato