SERVIÇO

Saiba como funciona a liberação de vagas para emissão de identidade em AL

Existem duas modalidades de agendamento, que depende da unidade de atendimento
Por Redação com assessoria 27/07/2024 - 17:00

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Emissão da Carteira de Identidade Nacional é o serviço mais procurado nas Centrais Já!
Emissão da Carteira de Identidade Nacional é o serviço mais procurado nas Centrais Já!

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) do Instituto de Identificação de Alagoas continua sendo o serviço mais procurado nas Centrais Já! do Estado. Só na primeira semana de implementação do novo sistema, foram registrados 3.635 agendamentos, número 836.86% maior que o serviço de correção cadastral, segundo colocado no ranking de atendimento.

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como é feito o agendamento para atendimento na rede de postos do Instituto de Identificação de Alagoas. Existem duas modalidades de agendamento para emissão da nova CIN, que depende da modalidade da unidade de atendimento.

Para as Centrais Já da capital e do interior, o agendamento é totalmente on-line e as vagas são liberadas gradativamente no decorrer da semana, sem horário fixo, sendo necessário ficar atento. A acessar o sistema, a própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) explica como funciona a liberação das vagas.

De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas da segunda-feira e 20% das vagas de cada dia para os outros dias da semana. Já de segunda à quinta, o sistema libera 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, havendo assim mais chances de garantir o novo RG.

Nos demais postos de atendimentos do interior do Estado, que não são Centrais Já!, e nas unidades que funcionam dentro das Centrais Integradas de Segurança Pública (Cisp), e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento é presencial. Os interessados devem comparecer devem comparecer aos postos e agendar o atendimento.

O superintende do órgão, Antônio Ferreira, o Instituto de Identificação estuda uma forma de ampliar o número de unidades e ações itinerantes beneficiando os cidadãos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato