JOVEM EMBAIXADOR
Programa oferece intercâmbio nos EUA para alunos da rede pública
Inscrições online estão abertas e vão até o dia 3 de setembroO Programa Jovens Embaixadores (JE), que oferece um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que cursam o ensino médio na rede pública, está com inscrições abertas. A iniciativa é voltada para alunos que se destacam em suas respectivas comunidades com atitudes positivas, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.
É uma oportunidade de conhecer uma nova cultura e aprimorar a língua mais falada do mundo de forma totalmente gratuita. A primeira etapa, a da inscrição, acontecerá até o dia 3 de setembro no site oficial do programa (https://www.jovensembaixadores.org.br/).
Os interessados devem ler o edital, que está disponível tanto no site oficial do programa Jovem Embaixador quanto no site oficial da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc).
O programa acontecerá entre os meses de janeiro e fevereiro, primeiramente com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, no mesmo local onde ocorrerá o embarque para os Estados Unidos.
A iniciativa foi implementada pelo Departamento de Estado norte-americano, e no Brasil, é coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América em parceria com a Associação Grupos Mais Unidos e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Alinhado à COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas), que, em 2025, será sediada no Brasil, o Programa Jovens Embaixadores 2025 terá como lema “30 pela COP 30!”, selecionando 30 jovens que estejam engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.
Pré-requisitos
Ter nacionalidade brasileira;
Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2024;
Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
Ter excelente desempenho escolar;
Ter perfil de liderança e iniciativa;
Ser uma pessoa comunicativa;
Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
Estar atualmente engajado(a) por pelo menos três (03) meses em iniciativa(s) de impacto social voltada(s) necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas.
Jovem Embaixadora 2024 por Alagoas
Luana Moisés, aluna da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, foi a selecionada pela Embaixada Americana como a Jovem Embaixadora 2024 por Alagoas. A jovem embarcou rumo aos Estados Unidos no mês de janeiro desse ano com mais 46 estudantes brasileiros.
Aprovada em todas as etapas, da pré-inscrição até a prova oral, ela vem de uma família de pequenos produtores rurais e iniciou seus primeiros contatos com a língua inglesa por meio de desenhos, séries e atores internacionais que despertaram nela o desejo de conhecer e vivenciar essa experiência internacional.
Ano passado, Alagoas contou com 33 candidatos pré-inscritos, entre alunos da rede estadual e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), dos quais, 12 participaram da prova escrita e as duas foram as selecionadas para a entrevista com a Embaixada, segundo dados da Gerência Especial de Programas e Projetos da Seduc, responsável local pela condução do processo seletivo.