ELEIÇÕES 2024
Quatro municípios de Alagoas podem eleger prefeitos com apenas 1 voto
Motivo é a existência de apenas uma candidatura concorrendo ao cargo em outubroLevantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que em 214 municípios brasileiros o candidato ao cargo de prefeito poderá ser eleito com apenas um voto, já que essas cidades possuem apenas um candidato. Em Alagoas a situação é verificada em 4 municípios. A disputa não atraiu outros candidatos, além de quem está encerrando o mandato.
Esse é caso dos atuais prefeitos que vão ser reeleitos em Branquinha, Cacimbinhas, Jaramataia e Mar vermelho. Em Cacimbinhas o cenário de um único candidato difere porque o prefeito Hugo Wanderley ( MDB) já está num segundo mandato. Nas eleições de outubro será eleito, com absoluta certeza, o candidato Vaval Wanderley (MDB) e o vice Mirabô Amorim (MDB).
Em Branquinha, o vencedor nas urnas será o atual prefeito Neno freitas (MDB), que repete a dobradinha com o vice-prefeito Renato Purificação. No município de Jaramataia o prefeito Ricardo Paranhos (Ricardo Martins Barbosa), do MDB, e seu vice Zé Eliomar (PSD) já podem comemorar mais um mandato. Por fim, em Mar Vermelho André Almeida (MDB) permanecerá no comando do Executivo com seu vice Herminho (MDB).
Na série histórica de 2000 a 2024, esse é o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras. O cenário dobrou na comparação com 2020, quando essa situação ocorreu em 107 municípios.
Perfil das cidades
ANo cenário nacional, o levantamento da CNM mostra que a média populacional das cidades com candidato único é de 6,7 mil habitantes, o que indica que esse fenômeno, em geral, ocorre com mais frequência nas pequenas cidades. Na lista de 214 candidatos únicos de 2024, o município com menor população é Borá (SP), com 907 habitantes, e o de maior população é Batatais (SP), que possui 58.402 habitantes.
Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20). Nas últimas sete eleições, 699 Municípios (12,5% do total) tiveram ao menos um candidato único. Na maioria (562), isso ocorreu apenas uma vez. Em outras 107 o cenário já aconteceu duas vezes. Já em 30 cidades, três ou mais eleições municipais tiveram candidatura única, sendo 12 Municípios do Rio Grande do Sul, 5 de São Paulo, 4 do Paraná, 3 da Paraíba, 2 de Minas Gerais, 2 do Rio Grande do Norte, 1 do Piauí e 1 de Santa Catarina, de acordo com a Confederação.
Perfil dos candidatos
As candidaturas únicas para prefeitura estão concentradas entre homens brancos e casados, com menor grau de escolaridade, comparado ao total das candidaturas, e idade média de 49 anos. Quanto aos partidos, 64% pertencem a quatro siglas: MDB, PSD, PP e União. Esses partidos detêm 42% do número total de candidatos nestas eleições.
A maioria dos candidatos únicos está em busca da reeleição em 2024, sendo 7 a cada 10. Ou seja, do universo de 214 candidaturas únicas, espera-se 154 gestores reeleitos e 60 novos prefeitos ou prefeitas.