HOSPITAL
Enfermagem do Veredas retoma atos cobrando atrasos de recursos do piso
Hospital deve aos profissionais recursos referentes a junho e julho e também o 13º salário de 2022O motorista de Maceió deve exercitar a paciência nesta quarta-feira, 28. A data marca a retomada da mobilização dos profissionais da área de enfermagem do Hospital Veredas, no Farol, reivindicando da instituição o pagamento dos recursos repassados pela União para complemento do piso nacional da categoria. Auxiliares e técnicos de enfermagem participam de ato na porta do hospital e podem interromper o trânsito naquele trecho da Avenida Fernandes Lima.
A categoria está sem receber o complemento do piso salarial nacional da enfermagem dos meses de junho e julho, e também o 13º salário do ano de 2022. Cabe ressaltar que a conta é engrossada com a multa de 10% sobre o total do décimo devido aos trabalhadores. A decisão pela manutenção da greve aconteceu nesta segunda-feira, 26, em assembleia geral. “Vamos manter a greve até que a empresa quite completamente sua dívida”, destaca o presidente do Sateal, Mário Jorge.
O recurso do complemento é federal e repassado para a empresa, que por prestar 60% dos seus serviços ao SUS pode requerer a verba para completar o valor do piso, que virou lei federal desde 2022. O dinheiro, no entanto, não pode ser usado para qualquer outra finalidade que não seja o pagamento da categoria.