Câmara
Lira frustra deputados e mantém silêncio sobre nome do sucessor
Presidente da Câmara cogitou anunciar nome nesta quinta-feira, mas ainda avaliaAumenta a expectativa sobre o anúncio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), em relação ao seu apoio ao deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para a sucessão da presidência da Casa. Lira não poderá concorrer à reeleição e tenta eleger um aliado para a cadeira. O deputado alagoano, no entanto, mantém o silêncio.
Os candidatos aguardam o anúncio de Lira para avançar nas negociações. A eleição da presidência da Casa ocorrerá em fevereiro de 2025.
Arthur Lira esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em mais uma reunião fora da agenda. Segundo apurou a CNN, Lira teria apresentado “cenários” sobre a sucessão na Casa em encontro realizado na última quarta-feira,28. Após o encontro no Planalto, o presidente da Câmara também esteve com possíveis candidatos na Residência Oficial da Câmara em busca de acordo para evitar que a disputa seja fragmentada.
O líder do União Brasil é considerado o nome mais forte da disputa, mas enfrenta resistência entre representantes do governo e de parlamentares. Além dele, colocaram-se como candidatos os líderes Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).