alagoas

Advogados protocolam denúncia na Corregedoria do TSE contra membro do TRE

Ação acusa Gonçalves de "excesso de prazo" em um pedido de vistas em processo sobre Paulo Dantas
Por Redação 09/09/2024 - 08:13

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Desembargador eleitoral Milton Gonçalves
Desembargador eleitoral Milton Gonçalves

Um grupo de advogados apresentou uma representação na Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o advogado Milton Gonçalves, que atua como desembargador eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). 

A ação acusa Gonçalves de "excesso de prazo" em um pedido de vistas relacionado ao processo que pede a cassação do governador Paulo Dantas, por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

Milton Gonçalves, que teria supostamente ligações com os políticos Marcelo Victor e Arthur Lira, solicitou vistas do processo no dia 5 de agosto. No entanto, desde então, ele não devolveu o caso para continuidade do julgamento pelo pleno do TRE-AL. 

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que originou o processo, foi motivada pela distribuição de 316 mil cestas básicas aos eleitores alagoanos, ato que o relator do caso, desembargador Alcides Gusmão, classificou como crime eleitoral. Em seu voto, Gusmão recomendou a cassação de Paulo Dantas e de seu vice, Ronaldo Lessa.

A AIJE foi inicialmente protocolada pelo senador Rodrigo Cunha no final de 2022. A representação contra Gonçalves foi apresentada na Corregedoria do TSE no último dia 6, e a ministra Isabel Gallotti foi designada como relatora do caso. 


Encontrou algum erro? Entre em contato