ENSINO SUPERIOR
Alagoas registra 738 beneficiados pelo Fies em 2023; mulheres são maioria
Além da predominância feminina, o Fies em Alagoas contemplou majoritariamente estudantes negrosEm 2023, Alagoas contabilizou 738 estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa, gerido pelo Governo Federal, financia o ensino superior em instituições privadas. A maioria dos beneficiados no estado é de mulheres, representando 67,48% do total.
Além da predominância feminina, o Fies em Alagoas contemplou majoritariamente estudantes negros, que somaram 65,72%. Ao nível nacional, o programa atendeu 50.186 pessoas no último ano, sendo que 68,23% eram mulheres e 56,1% se declararam pretas ou pardas.
O Governo Federal também implementou, desde 2023, o Fies Social, destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme o Cadastro Único (CadÚnico). O novo formato reserva 50% das vagas para esses alunos e ampliou o acesso a cotas raciais e de pessoas com deficiência.
Para cursos como Medicina, o teto do financiamento foi ampliado de R$ 52,9 mil para R$ 60 mil. Outra inovação foi a flexibilização no processo de inscrição, permitindo até três opções de curso ou região.
Os dados sobre o desempenho do Fies em 2023 estão disponíveis no portal ComunicaBR, que permite consultas por estados e municípios, reforçando a transparência das ações federais.